O QUE É PALETEIRA?

SE VOCÊ TEM DÚVIDAS COMO:
O QUE É UMA PALETEIRA?
O QUE FAZ UMA PALETEIRA?
COMO UTILIZAR UMA PALETEIRA?
A LIFTTECH IRÁ TE AJUDAR A ENTENDER O QUE É ESTE EQUIPAMENTO E COMO UTILIZÁ-LO.
*IMAGEM ILUSTRATIVA PALETEIRA
A PALETEIRA É UM EQUIPAMENTO INDICADO PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGA PALETIZADA (MERCADORIAS AGRUPADAS EM CIMA DE UM PALETE), EM PISOS PLANOS E REGULARES, PODENDO SER UTILIZADA EVENTUALMENTE EM PISOS COM PEQUENOS ACLIVES OU DECLIVES.
NO MERCADO NACIONAL EXISTEM DIVERSOS TIPOS DE PALETEIRAS, COM CAPACIDADES DE CARGA QUE VARIAM ENTRE 2000 QUILOS A 3500 QUILOS. CAPACIDADES DE CARGA CIMA DE 3500 QUILOS NÃO SÃO RECOMENDADAS, POIS NÃO APRESENTAM CONDIÇÃO ERGONÔMICA ADEQUADA À OPERAÇÃO.
A altura da paleteira padrão abaixada pode variar entre 75 mm e 95 mm. Existe paleteira especial com altura abaixada entre 45 mm a 50 mm. Todas estas paleteiras estão disponíveis em diversos tipos de materiais de construção e acabamento. São eles: aço carbono pintado, aço carbono galvanizado, aço inox polido, aço inox escovado. A especificação da paleteira influenciará diretamente no preço e na vida útil da paleteira como pode ser visto no artigo da página Preço de paleteira manual. A paleteira também é conhecida como carrinho hidráulico, transpalete, transpaleteira entre outros que definem o mesmo produto. A paleteira não é destinada ao armazenamento de cargas verticais, esta é uma função destinada às empilhadeiras. A paleteira possui uma pequena elevação, geralmente em torno de 200 mm, destinada apenas para elevar e remover cargas paletizadas.
Segue abaixo alguns pontos importantes que devem ser considerados na aquisição de uma paleteira para maximizar a vida útil da paleteira e com isso minimizar o investimento, uma vez que vejo na prática que grande parte das pessoas que utilizam a paleteira no dia a dia não consegue argumentar com quem faz a aquisição, ou seja, o seu superior ou mesmo o dono do negócio, que não é simplesmente adquirir qualquer paleteira somente avaliando o valor de compra da mesma e sim todas as condições de contorno que cercam este tipo de equipamento.
-
Primeiro ponto que devemos considerar é o peso médio da carga a ser movimentada e o peso máximo de uma carga eventual que podem ser movimentado em seu negócio. Por que isso precisa ser analisado? Porque na prática não adianta adquirir uma paleteira com capacidade de carga igual à carga média a ser movimentada tampouco com capacidade de carga inferior a carga máxima eventual, já que isso causará uma fadiga prematura da paleteira. Recomendamos que a paleteira seja especificada para que 60% de sua capacidade de carga seja igual à carga média a ser movimentada e 80% de sua capacidade de carga seja igual à carga máxima eventual, ou seja, uma paleteira com capacidade de carga de 2.500 kg será recomendada para movimentar uma carga média de 1.500 kg e uma carga máxima de 2.000 kg. Lembro que isso não significa que a paleteira não suporte o que está especificado pelo fabricante e sim que, desta forma, a paleteira terá um vida útil maior se causar grandes danos a partes importantes da paleteira.
-
Segundo ponto a ser analisado é o tipo de piso onde a paleteira será utilizada. Este é com certeza um dos grandes vilões deste tipo de equipamento. Um piso liso sem irregularidades, isento de sujeiras, vai prolongar muito a vida útil da paleteira. Já um piso com buracos e muitas irregularidades vão causar desgaste prematuro das rodas, rolamentos, unidade hidráulica, além de acelerar a fadiga estrutural da paleteira, uma vez que as irregularidades do piso provocam impactos e desbalanceamentos da carga durante o seu transporte além da necessidade de um esforço maior do operado sobre o braço da paleteira. Neste caso, o cálculo que fizemos no primeiro ponto de análise se mostra ainda mais importante, além de que para operação em pisos com irregularidades e sujeiras a paleteira deverá ser especificada com rodas duplas a qual ameniza bastante os impactos e evita o travamento da paleteira durante o manuseio.
-
Terceiro ponto a ser avaliado é o número de turnos de trabalho que a paleteira vai operar. Este é um ponto que quase ninguém leva em consideração, mas precisa, pois existem paleteiras indicadas para cada regime de trabalho.